Notícia

22 Jul
  • nenhum comentário
    Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto

ABRATES marca presença no 32º Congresso da ISTA

Evento foi realizado na Índia e promoveu importante intercâmbio entre pesquisadores de todo o mundo, membros de diferentes governos e profissionais da indústria sementeira.

Entre os dias 26 de Junho e 3 de Julho, a cidade de Hyderabad, na Índia, foi sede do 32º Congresso da ISTA (International Seed Testing Association / Associação Internacional de Análise de Sementes). O Brasil marcou presença, levando resultados de pesquisa e promovendo uma frutífera troca de experiências com pesquisadores de todo o mundo. A ABRATES esteve representada pelo diretor financeiro da associação e pesquisador da Embrapa Soja, Dr. José de Barros França Neto.

O evento teve como foco principal o tema “tecnologia e qualidade de sementes em um mundo em mudanças”. Reunindo cerca de 800 participantes, vindos de 80 países, entre analistas de sementes, tecnólogos, pesquisadores, representantes de universidades e instituições de ensino, membros de diferentes governos e profissionais da indústria e comércio de sementes para discutir todos os aspectos ligados à produção de sementes de alta qualidade. Para abordar as diferentes vertentes do tema, foram realizadas 35 palestras técnicas e 64 artigos apresentados como pôster.  

Delegação brasileira

A comissão brasileira foi composta por nove pesquisadores da área de tecnologia de sementes: Doris Groth, Profª. Titular da UNICAMP; Francisco Guilhien Gomes Junior, USP/ESALQ; José de Barros França Neto, ABRATES/Embrapa Soja; José Maurício Pereira, MAPA; Júlio Cesar Garcia, MAPA; Leontino Taveira, UPOV; Myriam Alvisi, ex-MAPA e consultora; Nayara Roberto Gonçalves, APROSMAT e Pedro Henrique Lorençoni, Sementes Matsuda. 

“Além de tomar parte do Congresso, participei das reuniões dos Comitês Técnicos da ISTA, especificamente do Comitê de Tetrazólio, do qual sou membro desde 1998. Apresentei também uma palestra sobre a missão da ABRATES”, conta o diretor financeiro.  

Intercâmbio que traz bons frutos
Durante a apresentação sobre a ABRATES, Dr. José de Barros França Neto resgatou parte da história da Associação e os principais eventos e cursos realizados desde sua fundação, em setembro de 1970. Também enfatizou a importante marca de 0,724 no Fator de Impacto (FI) publicado pelo Journal Citation Reports (JCR) que o Journal of Seed Science (JSS) - publicação científica oficial da ABRATES - acaba de conquistar, além de apontar os principais objetivos da Associação, que são:
 

  • Apoiar e estimular o trabalho científico e o ensino em Ciência e Tecnologia de Sementes;

  • Divulgar resultados de estudos científicos e técnicos de interesse para o setor;

  • Cooperar com pessoas ou entidades, públicas ou privadas, sobre questões relacionadas com a área de Ciência e Tecnologia;

  • Sugerir métodos e práticas uniformes, visando sempre a melhoria na Tecnologia de Sementes no país.

A apresentação da ABRATES foi parte de um painel onde foram apresentadas 6 associações internacionais de sementes, “tínhamos 450 pessoas, de 60 países na plateia. O público ficou bastante impressionado com o FI e, por ser o JSS uma publicação internacional, poderemos receber artigos de diversos países. Outro aspecto que chamou bastante a atenção dos participantes foi o histórico dos Congressos de Sementes e a evolução dos números de trabalhos apresentados. Aproveitei também para anunciar a XXI edição do CBSementes e reafirmar a nossa intenção de termos a presença da ISTA conosco, como aconteceu na última edição do evento”, relata. 

 

Certamente, o intercâmbio de informações e a interação com pesquisadores de tantos lugares também renderá bons frutos e ideias para a programação do XXI Congresso Brasileiro de Sementes, que será realizado em setembro de 2020, em Curitiba - PR. “Toda a comitiva brasileira estava atenta aos temas e palestras apresentados para trazermos ideias e sugestões à organização do Congresso, para que essa experiência possa engrandecer ainda mais o nosso CBSementes”, conclui o Dr. José de Barros França Neto. 

deixe seu comentário



Patrocinador MASTER
Patrocinadores SITE




Patrocinadores OFICIAIS




Apoio


Promoção e Realização
Organização

Inscreva-se e acompanhe a newsletter do XX CBSementes